Disney entre os candidatos aos Óscares de 2012

Recentemente, no passado dia 4, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tornou pública a listagem de candidatos a Melhor Filme de Animação para o próximo ano e a Disney não foi esquecida.


São dezoito as longas-metragens a concurso para Melhor Filme de Animação em 2012, de acordo com a listagem oficial divulgada pela Academia dos Óscares. Num ano que se regista muito disputado, não há, porém, um favorito, como aconteceu com "Toy Story 3", no ano passado, positivamente aclamado pela crítica em geral e vencedor da estatueta dourada.

Representando os estúdios de animação da Walt Disney, está nomeado "Winnie The Pooh", que registou fracos níveis de bilheteira mas óptimas críticas, e, da parte da Pixar, encontramos "Carros 2", completamente arrasado pelos críticos de cinema aquando a sua estreia. Produção da Disney, temos igualmente "Mães Precisam-se... em Marte", um filme em motion-capture que não foi bem recebido, tanto pela crítica como pelo público, lançado directamente em Home Video. Por fim, "Gnomeu e Julieta", uma co-produção da Touchstone, que coloca novamente a Disney na listagem.

Consulte abaixo a lista completa:

"Adventures of Tintin, The" ("As Aventuras de Tintim") 
"Alois Nebel" 
"Alvin and the Chipmunks: Chipwrecked" ("Alvin e os Esquilos 3") 
"Arthur Christmas" ("Arthur Christmas") 
"Cars 2" ("Carros 2")
"A Cat in Paris" 
"Chico & Rita"
"Gnomeo and Juliet" ("Gnomeu e Julieta")
"Happy Feet Two" ("Happy Feet 2")
"Hoodwinked Too! Hood vs. Evil" ("Capuchinho Vermelho: A Nova Aventura")
"Kung Fu Panda 2" ("O Panda do Kun Fu 2")
"Mars Needs Moms" ("Mães Precisam-se... em Marte")
"Puss in Boots" ("O Gato das Botas")
"Rango" ("Rango")
"Rio" ("Rio")
"The Smurfs" ("Os Smurfs")
"Winnie the Pooh" ("Winnie the Pooh")
"Wrinkles" ("Arrugas")

A grande maioria dos dezoito filmes têm produção ou co-produção norte-americana, à excepção de quatro: "Alois Nebel" (polaco), "Une Vie de Chat" (francês), "Arrugas" (espanhol) e "Chico & Rita" (inglês e espanhol). Dois dos filmes são motion-capture ("Mães Precisam-se... em Marte" e "As Aventuras de Tintim"), dez são integralmente em animação por computador e dois cruzam imagem real e animação digital ("Os Smurfs" e "Alvin e os Esquilos 3"), tornando duvidosa a aplicação da regra de que os filmes só são elegíveis nesta categoria quando cumprem os requisitos mínimos de 75% de animação frame-por-frame. De forma a que cada um destes títulos seja considerado um candidato válido, é necessário que esteja em cartaz, na cidade de Los Angeles, pelo menos durante uma semana, pelo que alguns nomeados da lista ainda não se encontram nessa situação.

As nomeações para a 84ª cerimónia de entrega dos Óscares serão conhecidas a 24 de Janeiro de 2012 e o espectáculo decorrerá no dia 26 de Fevereiro, tendo como anfitrião Bill Crystal, que substitui Eddie Murphy.

Será possível a Pixar repetir a proeza da última cerimónia? Ou, pela primeira vez desde que a categoria foi criada em 2001, será a Walt Disney Animation a receber finalmente a estatueta dourada?




0 comentários:

Enviar um comentário