Tempo de Melodia | When You Wish Upon a Star (1940)

When You Wish Upon a Star” é a canção que toma conta da primeira edição de “Tempo de Melodia”, a rubrica que te mostra tudo o que se esconde por detrás das notas musicais.



Se há magia inegável em qualquer produção Disney, parte desse encanto deve-se às extraordinárias composições musicais levadas a cabo pelos mais variados artistas provenientes dos quatro cantos do mundo. No que respeita à famosa música do clássico "Pinóquio", pode afirmar-se, convictamente, que a sua fama a tornou nada mais nada menos do que num ícone da Disney.

Durante muitos anos, as versões conhecidas foram apenas a original e a portuguesa do Brasil, até que, na reedição, a canção conquistou a sua versão em português de Portugal, que podes ouvir aqui:


Embora composta especificamente para Pinóquio, em 1940, por Leigh Harline, o seu êxito ultrapassou as barreiras do filme e conquistou a fama em diversas outras ocasiões, fazendo da Disney o seu palco principal. A abertura da Walt Disney Anthology Series Television, vários eventos dos parques temáticos, situações de fogo-de-artifício e a abertura dos novos lançamentos da companhia são algumas das situações que se fazem acompanhar pela melodia de “When You Wish Upon a Star”. Por vezes, apenas algumas notas musicais são aproveitadas, como acontece com os navios Disney Wonder e Disney Magic, que as utilizam como sinal sonoro.

Mas, ao que parece, a música não se limitou aos eventos Disney e ultrapassou fronteiras, estabelecendo-se, de pedra e cal, em vários países nórdicos da Europa, como jingle de Natal, levando um pouco de magia Disney de geração em geração.


Com o passar dos anos, já se ouviu “When You Wish Upon a Star” pela voz de inúmeros intérpretes, incluindo o adorado Pato Donald, culminando na última versão de ritmo modificado, pela actriz de Camp Rock, Meaghan Jette Martin.

Independentemente de tudo isto, de quantas vezes se faça ouvir, ou de quantas vozes lhe dêem vida, os seus mais de 70 anos fazem desta uma das mais célebres composições musicais da Disney com vários prémios a comprovarem a sua qualidade, entre eles, o Óscar para Melhor Música Original, em 1945. 

Ocupando, ainda, um priveligiado lugar na tabela das 100 Melhores Músicas na História dos Filmes, “When You Wish Upon a Star” dificilmente será esquecida e parece ter a palavra “sucesso” bem gravada no seu destino.

"When you wish upon a star
Makes no difference who you are
Anything your heart desires
Will come to you

If your heart is in your dream
No request is too extreme
When you wish upon a star
As dreamers do

Fate is kind
She brings to those who love
The sweet fulfillment of
Their secret longing

Like a bolt out of the blue
When you wish upon a star
Your dreams come true

Fate is kind
She brings to those who love
The sweet fulfillment of
Their secret longing

Like a bolt out of the blue
Fate steps in and sees you through
When you wish upon a star
Your dreams come true"


Letra por Ned Washington e Leigh Harline
Interpretação Original por Cliff Edwards

Se quiseres descobrir connosco outras músicas Disney que encantam gerações, clica na imagem!

0 comentários:

Enviar um comentário