Tempo de Melodia | Bella Notte (1955)

Se a primeira edição de Tempo de Melodia se debruçou sobre um clássico, esta segunda foca-se no romance, ao descortinar os segredos da harmoniosa melodia “Bella Notte”, do filme “A Dama e o Vagabundo”.



Foi vista pela primeira vez em 1955 e, desde então, esta cena icónica dos filmes Walt Disney nunca mais foi esquecida. Contrariando todos os cânones e ideias pré-concebidas de que as traseiras de um restaurante são um local a evitar, “Bella Notte” transporta-nos a uma surpreendente cena onde os protagonistas da história, Dama e Vagabundo, não só são bem recebidos com um prato de esparguete, como também são presenteados com uma verdadeira serenata capaz de emocionar até o mais resistente dos corações. A genialidade da sequência, no entanto, não se limita à música em si – o facto de se humanizar as personagens que, na realidade, são animais, acaba por dotar a cena de um romantismo que nos é bastante familiar.

Vagabundo, como já velho conhecido dos dois cozinheiros, leva Dama até às traseiras do referido restaurante e, aquilo que poderia ser apenas uma simples refeição canina, transforma-se no mais romântico dos jantares à luz das velas, embalado por um acordeão e um cavaquinho.

Deixa-te derreter com Bella Notte, nos vídeos abaixo (a versão original e a versão portuguesa logo de seguida).






Mas não se iluda quem pensa que esta música limitou o seu sucesso ao filme “A Dama e o Vagabundo”. Prestanto atenção, a sua conotação com o amor é tal que até no filme, também da Disney, “Enchanted” o mesmo nome é usado para designar um restaurante calmo e romântico. No entanto, mais do que o nome, o que verdadeiramente importa é a cena musical em si. A cargo do animador Frank Thomas, a cena foi, a princípio, motivo de apreensão por parte de Walt Disney, que receava que esta se tornasse repulsiva. Ainda assim, uma vez mais, o sucesso pautou o percurso do estúdio e, após muito trabalho e uma atenção desmesurada aos detalhes e personalidades, Bella Notte tornou-se numa das sequência mais românticas que o cinema alguma vez viu.
Se quiseres descobrir connosco outras músicas Disney que encantam gerações, clica na imagem!

0 comentários:

Enviar um comentário