Personalidade do Mês | Jodi Benson

No mês de Agosto deixamos a Disney ao comando das mulheres com Jodi Benson e a sua lendária voz. Que melhor exemplo de poder feminino na animação senão a sua prestação como Ariel que se tornou icónica? Deixa-te embalar por esta Personalidade do Mês!

Entre cerca de 500 outras actrizes, a voz de Benson sobressaiu e, portanto, esta cantora lírica conquistou o privilégio de dar voz a Ariel do filme A Pequena Sereia. Ao início, refere Jodi, dobragens não eram o seu objectivo. “A minha meta eram os musicais da Broadway, mas quando vi o resultado das dobragens, eu consegui ver-me na Ariel”.

Independente, espirituosa e corajosa. É assim a famosa sereia da Disney e é assim que Jodie Benson se vê a ela própria, salientando que nunca teria conseguido concretizar os seus sonhos, não fosse a inspiração que Ariel lhe deu.

Esta actriz e cantora lírica, nascida a 10 de Outubro de 1961, cresceu em Rockford, região de Illinois, nos Estados Unidos. Jodi começou a cantar aos cinco anos, embora acredite que a alma de cantora tenha sempre feito parte de si. “Nasceu comigo, eu simplesmente comecei a cantar e a voz lírica já existia”. Desde então, não se consegue imaginar sem a música!
Contudo, a nível profissional, Benson tentou seguir o caminho da advocacia, tentativa falhada, uma vez que acabou por abandonar o curso de Direito e optou pela ingressão num curso de Teatro Musical, aquilo que a fazia realmente feliz. Foi a partir daqui que Jodi focou todas as suas forças neste meio e, em 1983, alcançou o seu primeiro papel na Broadway, na peça “Marylin: An American Fable”.

Desde então, tornou-se presença habitual nos espectáculos da Broadway, tento inclusivamente trabalhado com compositores que, mais tarde, colaborariam com a Disney, nomeadamente Howard Ashman. Entre as suas prestações mais conhecidas dos fãs da Disney está a interpretação da canção “Disneyland” no musical Smile.

A entrada no mundo das dobragens foi inesperada, mas nem por isso lhe faltou o êxito. Na verdade, aconteceu precisamente o contrário, uma vez que dar voz a Ariel foi o facto que elevou Benson a um dos mais prestigiados estatutos na área: o de Disney Legend (lenda da Disney).

Após o sucesso em A Pequena Sereia, filme onde a sua prestação musical foi conduzida por Howard Ashman, Jodi Benson deu, ainda, voz a Barbie, nos filmes Toy Story 2 e Toy Story 3, a Helena de Tróia, em Hércules. Relativamente a filmes live-action, a sua estreia como actriz passou, também, pelos estúdios da Disney, ao ter interpretado Sam em Enchanted (Uma História de Encantar).
Não obstante todos os outros trabalhos, o coração de Jodi permaneceu “debaixo do mar”, e a cantora nunca deixou Ariel, dando-lhe vida com a voz sempre que necessário, desde as duas sequelas produzidas pelos estúdios aos videojogos, passando pelos CD’s de bandas sonoras que foram produzidos pela Disney e nos quais aquela personagem cantava.

Embalada pela magia do ambiente subaquático, Jodi afirma sentir-se tremendamente feliz por estar eternamente associada a Pequena Sereia. A paixão inesgotável pela sua sereia de cabelo vermelho e espírito livre tornaram a sua interpretação emocionalmente tocante, catapultando esta cantora lírica para um patamar de sucesso inegável.

Abaixo podes ver um vídeo de Jodi Benson a gravar o tema “Part of Your World” (Fora do Mar) do filme A Pequena Sereia.


0 comentários:

Enviar um comentário