Canto das Curtas | Luxo Jr. (1986)

Na segunda edição do Canto das Curtas damos um salto no tempo e recebemos, de braços abertos, a produção que ditou o início do gigante de animação Pixar. Dêem as boas-vindas a Luxo Jr. e descubram como um simples candeeiro de secretária se pode tornar num verdadeiro ícone!


A curta-metragem mais celebrizada pelos estúdios de animação Pixar, de nome Luxo Jr., nasceu em 1986, traduzindo-se, automaticamente, no primeiro passo de uma caminhada que viria a ser pautada pelo sucesso e pelo reconhecimento do público. A caminhada a que nos referimos é o percurso da Pixar que se iniciou, nada mais nada menos, com um candeeiro de secretária e uma bolinha.

Com uma história simples, dois candeeiros de secretária, um maior e outro mais pequeno, personificam pai e filho. Uma bola pequenina junta-se às personagens, até que acaba por ser furada, por acidente, para grande desgosto do candeeiro filho, Luxo Jr. Uns meros segundos mais tarde, uma bola maior surge, devolvendo a felicidade à adorada personagem principal. A falta de complexidade narrativa da história é que a torna tão especial, mas nada melhor do que descobrirem por vocês mesmo, ao verem a curta aqui:


Foi a simplicidade da história que obrigou a uma atenção desmesurada aos sentimentos, sendo precisamente este lado emotivo que evoca a genialidade da produção. Não obstante a natureza irrisória do enredo, o objectivo principal era o de dotar objectos inanimados de emoções capazes de chegar ao público, fazendo-nos alhear do facto de serem apenas candeeiros e não pessoas. Brilhantismo é, sem sombra de dúvidas, a palavra que melhor se adequa à forma como a animação 3D transformou uma mera lâmpada em algo humano. Dispensaram-se os olhos, o nariz, a boca, ou qualquer traço de pessoa – a ideia transformar Luxo Jr. única e exclusivamente através dos sentimentos, tarefa muito bem conseguida, diga-se de passagem. 

Embora Luxo Jr. não tenha sido a primeira curta-metragem Pixar a chegar a público, foi a primeira produzida e realizada pelos estúdios, invocando um êxito tal que marcou o início de uma nova era. Toy Story 2 acolheu-o, na sua estreia, para primeira exibição e, desde então, este pequeno candeeiro ultrapassou fronteiras e participou em vários outros projectos de animação, nomeadamente relativos à Rua Sésamo, bem como a sua bolinha, quem teve participação especial em vários outros filmes, como, por exemplo, Toy Story, Monstros & Companhia e Jack Jack Attack

Mas desengane-se quem pensa que esta caricata personagem limitou o seu sucesso aos ecrãs. Na verdade, Luxo Jr. não só ditou o início da Pixar, como também se transformou no logótipo da Pixar Animation Studios, com direito a uma escultura magnífica, actualmente presente na Califórnia.


Pioneira em diversas frentes, esta curta evidencia-se por ter sido a primeira animada por computação gráfica a ser indicada para um Óscar da Academia. Vários prémios conseguidos em diversos Festivais Internacionais dão conta do seu mérito mas, para nós, mesmo sem qualquer prémio, pelo simples facto de ter dado início à Pixar, já mereceria todo o reconhecimento do mundo.


Ficha Técnica

Director:
John Lasseter

Escritor:
John Lasseter

Produtores:
John Lasseter
William Reeves

Responsável pelo Som:
Gary Rydstrom

Responsáveis pelos Efeitos Visuais:
Don Conway
Paul Heckbert
John Lasseter
Sam Leffler
William Reeves

0 comentários:

Enviar um comentário