Personalidade do Mês | Alan Menken

Na edição de Junho da “Personalidade do Mês” damos-te a conhecer um dos compositores que revolucionou o conceito de banda sonora nos filmes de animação. Alan Menken, acompanhado pelas suas notas musicais, chega, hoje, ao Disney Portugal Blog!


Nasceu na agitada Nova Iorque a 22 de Julho de 1949 alguém que, nos dias de hoje, pode ser considerado um génio musical. Sempre mergulhado no universo das melodias, Alan Menken cresceu na zona suburbana New Rochelle enquanto desenvolvia os mais variados interesses, desde Beethovan e Brahams ao folclore, passando pelo rock’n’roll.

No entanto, Menken afirma que aquilo que mais o influenciou foi o seio familiar. “Eu estava rodeado por uma família que adorava os musicais da Broadway e era frequente juntarmo-nos todos à volta do piano a cantar enquanto o meu pai tocava”. Os espectáculos “My Fair Lady”, “Fiorello” e “The Sound of Music” foram os que mais o marcaram, sendo um incentivo para o caminho profissional que viria a escolher.

O interesse por piano surgiu enquanto ainda era criança, mas foi de uma forma caricata que o seu lado de compositor se manifestou. “Apesar de gostar de piano, eu detestava praticar, por isso, quando os meus pais saíam da sala, eu inventava a minha própria versão das músicas. Foi assim que comecei a compor.”

Embora tenha tido aulas de violino e guitarra, o piano era a sua verdadeira paixão mas Alan acreditava ser muito difícil tornar-se compositor. Pensava estar destinado a ser aquilo que todos os Menken eram: dentista.

Ainda assim, arriscou com os olhos postos no futuro. Frequentou a Universidade de Nova Iorque onde alcançou uma licenciatura em música e apostou na sua formação específica com um Workshop de Teatro Musical. Os esforços para suportar todas as despesas foram muitos mas acabaram por valer a pena. Entre os trabalhos pontuais que ia fazendo estiveram a escrita de jingles, o acompanhamento de aulas de ballet – onde conheceu a sua actual mulher – e a actuação em bares.


A esperança de se tornar num artista como, por exemplo, Billy Joel ou Elton John, crescia a cada dia, mas uma reviravolta mudou o seu percurso. Alan apercebeu-se de que “gostava realmente do desafio de escrever para personagens, adaptar histórias e conceber um espectáculo musical”. Foi então que, em 1972, conheceu o letrista Howard Ashman, aquele que viria a ser o seu grande companheiro.

Dez anos depois deu-se o grande ponto de viragem na sua vida: tanto Menken como Ashman alcançaram um sucesso incrível com o musical “Little Shop oh Horrors”, cujas músicas foram compostas em parceria pela dupla. Em 1986 esta peça foi adaptada para os cinemas e Alan recebeu a sua primeira indicação ao Óscar. Estavam, então, lançados os dados para um futuro que se adivinhava risonho.

Alan Menken chegou à Disney e afirmou-se como a peça que faltava para elevar o patamar de magia nas composições musicais do estúdio de animação. A Pequena Sereia, A Bela e o Monstro, Aladdin, Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame, Hércules, Uma História de Encantar e Entrelaçados foram os seus êxitos mais celebrizados, alguns dos quais conseguidos através da brilhantes parcerias com Howard Ashman, Tim Rice e Stephen Schwartz.


Desde então o caminho foi sempre ascendente e brilhante! Até hoje, Menken já conquistou oito Óscares, sendo a pessoa viva com mais galardões no currículo. As suas composições ficam no ouvido e cada nota musical transmite as mais variadas emoções. Um trabalho de génio, portanto, que merece, sem sombra de dúvidas, a estrela que o representa no passio da fama e a classificação que lhe foi atribuída no ano de 2001: um verdadeiro Disney Legend (Lenda da Disney)!

Podes ver aqui um vídeo de Alan Menken a interpretar alguns dos temas musicais mais conhecidos da Disney:



Caso queiras consultar a lista completa dos seus trabalhos e dos seus prémios, podes visitar a sua página oficial.





Se quiseres descobrir connosco outras músicas Disney que encantam gerações, clica na imagem!



0 comentários:

Enviar um comentário