Personalidade do Mês | Retta Scott

Em Outubro, a Personalidade do Mês chega um bocadinho atrasada, mas pronta para conquistar o coração dos verdadeiros fãs. O Disney Portugal Blog volta a deixar a rubrica mensal sob o controlo feminino, desta vez, sob o controlo do primeiro talento de todos. É ela Retta Scott, a primeira mulher a receber créditos como animadora da Disney!
 

Retta Scott estreou-se em Bambi, lançado em 1942, e, com este seu primeiro trabalho, revolucionou os padrões da Walt Disney Animation. A animadora tornou-se na primeira mulher daqueles estúdios a receber créditos pelo seu trabalho, e abriu as portas a tantas outras mulheres talentosas que viriam a integrar as equipas de animação.

Nascida em Omak, Washington, a 23 de Fevereiro de 1916, Scott formou-se no Chouinard Art Intitute, em Los Angeles, depois de ter conquistado uma bolsa de estudos. Durante os tempos de formação em artes, Retta ocupava as horas livres a desenhar a vida selvagem no seu bloco de rascunhos no Griffith Park Zoo, local que se tornou numa segunda casa.

Embora, inicialmente, as belas-artes fossem a sua verdadeira paixão, Retta, encorajada pelo director do instituto, acabou por se candidatar à Disney em 1938. Numa altura em que os estúdios iniciavam uma nova produção cujos personagens eram animais, Scott foi imediatamente integrada no departamento de história do filme Bambi.
 

“A Retta tinha uma habilidade surpreendente para desenhar animais poderosos, parecendo entender os seus comportamentos e atitudes”, relembrou Frank Thomas, supervisor da animação de Bambi. Os esboços fantásticos da animadora chamaram a atenção não só de Thomas mas do próprio Walt Disney e do director da produção, Dave Hand.

Retta estava no sítio certo à hora certa e, perante tamanho talento, ninguém hesitou em torná-la numa das animadoras principais da película. A seu cargo ficou a animação de cenas como a morte da mãe do Bambi, perseguida por cães raivosos que, através do desenho, teriam de transparecer uma imagem de monstros. Depois de ultrapassado este primeiro desafio, Retta tornou-se num membro imprescindível dos Walt Disney Animation Studios.

A Bambi seguiram-se filmes como Dumbo, Fantasia e as Aventuras de Ichabod e o Sr. Sapo, bem como pequenas animações de icónicas personagens, designadamente Donald e Pateta. No entanto, Retta Scott teve de deixar os estúdios em 1946, devido a motivos familiares. Ainda assim, o seu talento era de tal forma apreciado e respeitado pela equipa de artistas que a animadora continou a trabalhar para a Disney em regime de freelancer. Nos anos seguintes, Scott consagrou-se especialmente pelo seu trabalho criativo nas ilustrações de dois livros referentes aos estúdios Disney.
 
Cinderella Golden Book - Capa e ilustrações de Retta Scott
 
Retta Scott faleceu a 26 de Agosto de 1990, em Foster, na Califórnia, mas deixou um legado inquestionável. O seu estatuto de Disney Legend é a prova viva de um talento raro capaz de quebrar estereótipos e abrir as portas dos Walt Disney Animation Studios à criatividade feminina até aos dias de hoje!
 

0 comentários:

Enviar um comentário